Paulo Faria

IMEI 12º

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. São exemplos de periféricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.

Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função.

Existem vários tipos de periféricos:

De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).
Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc.


Impressora

Etapa 1: Verificar se o driver da impressora já está instalado

Para descobrir se o driver da impressora já está instalado, faça o seguinte:
1.Clique em Iniciar e em Painel de Controle .
2.Clique em Impressoras e Outros Itens de Hardware e em Impressoras e Aparelhos de Fax .
3.Verifique se o nome da impressora aparece ao lado de um ícone de impressora.

◦Se a impressora estiver na lista, está tudo pronto . O melhor driver da impressora já está instalado. Vá para a "Etapa 4: Definir o driver da HP Deskjet como o driver padrão".
◦Se a impressora não aparecer na lista, vá para a "Etapa 2: Conectar os cabos".

Etapa 2: Conectar os cabos

Com o computador e a impressora ligados, conecte o cabo USB (universal serial bus) ou paralelo à impressora e ao computador. Uma destas duas situações acontecerá:

•A instalação do driver começa automaticamente quando a impressora é conectada ao computador. Várias caixas de diálogo pequenas aparecem, mostrando o progresso da instalação do driver. Quando a instalação termina, é exibida uma mensagem informando que a impressora está instalada e pronta para ser usada. Está tudo pronto . O melhor driver disponível para sua impressora está instalado. Vá para a "Etapa 4: Definir o driver da HP Deskjet como o driver padrão".
•Se o Assistente para Adicionar Novo Hardware for exibido, clique em Cancelar e vá para a Etapa 3.

Etapa 3: Instalar manualmente o driver da impressora

1.Clique em Iniciar e em Painel de Controle .
2.Clique em Impressoras e Outros Itens de Hardware e em Impressoras e Aparelhos de Fax .
3.Em Tarefas da Impressora , clique em Adicionar uma impressora .
4.Clique em Avançar .
5.Selecione Local e desmarque a caixa de seleção Detectar e instalar automaticamente a impressora Plug and Play .
6.Clique em Avançar .
7.Selecione Porta .
◦A conexão paralela é, normalmente, a LPT1.
◦A conexão USB é, normalmente, a USB001.
8.Clique em Avançar .
9.Selecione HP na lista de fabricantes .
10.Clique no modelo de impressora na lista de impressoras e em Avançar .
11.Selecione Sim se esta impressora for a impressora padrão; ou selecione Não se não for. Clique em Avançar para continuar.
12.Selecione Não para não imprimir a página de teste e clique em Avançar .
13.Clique em Concluir para finalizar a instalação.

NOTA: Se for solicitado o disco do Windows na Etapa 3, não use o disco que acompanha a impressora. Use o disco do Windows XP ou o disco de recuperação que acompanha o computador.

14.Se for solicitado um disco do Windows, insira o disco apropriado do Windows ou o disco de recuperação do computador (não o que acompanha a impressora) e siga as instruções exibidas na tela. Assim que o driver tiver sido instalado, ele será exibido na janela Impressoras (clique em Iniciar e em Impressoras e Aparelhos de Fax ).
Etapa 4: Definir o driver da HP Deskjet como o driver padrão
Após ter instalado o novo driver da HP, defina a impressora como padrão.

1.Clique em Iniciar e em Painel de Controle .
2.Clique em Impressoras e Outros Itens de Hardware e, a seguir, em Impressoras e Aparelhos de Fax .
3.Clique com o botão direito do mouse em Driver HP Deskjet e em Definir como Impressora Padrão

Motherboard, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.


Memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas electrónicos digitais.
O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.
O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita.


Processador circuito electrónico que executa as instruções de processamento aritmético, lógico e movimentação de dados definidas por um programa (software)


Placa de vídeo, ou gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos



Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição


Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo electrónico constituído por 4 blocos de componentes eléctricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito rectificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.

Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia eléctrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia eléctrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede eléctrica é aumentada ou reduzida por um transformador, rectificada por diodos ou ponte de diodos rectificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão


Uma ventoinha é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar.



Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitectura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquitecturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.

Em Construção