Paulo Faria

IMEI 12º

1.
Sintomas:
Durante a utilização do computador, ao aceder alguns ficheiros no HD o computador bloqueia durante alguns segundos e volta a funcionar. As vezes, ao tentar aceder algumas pastas no HD o Windows avisa que estão corrompidos e não permite o acesso.

Informações adicionais
As vezes podem se ouvir uns estalos altos que vêem de dentro do computador.

Resposta: disco rígido

Um HD com sectores defeituosos pode corromper ficheiros e ocasionar bloqueios curtos, ou ate bloqueios em que é preciso desligar o computador e ligar novamente. Também é muito comum HDs com defeito provocarem um barulho forte, como se fossem estalos dentro do computador.

2.
Sintomas:
Ao premir o botão liga/desliga da caixa do computador não acontece nada.
O computador não liga.
Nenhum led da caixa acende.
Resposta: Fonte de alimentação


3.
Sintomas:
Logo ao ligar o computador o auto teste (POST) exibe a mensagem “HDD Failure” (Falha no HD). Após a mensagem o computador suspende as suas actividades, não chegando nem mesmo a iniciar o boot
Resposta: Disco Rígido, um HD com um grande dano na superfície do seu disco, no motor ou na cabeça de leitura, ou ainda com a placa de circuitos queimada geralmente ocasiona essa mensagem de erro no auto teste, logo que o computador é ligado.

4.
Sintomas
O computador bloqueia sempre durante a execução de um determinado programa aplicativo.
Resposta
O problema estava mesmo no programa aplicativo. Ao reinstalar o programa, o problema foi solucionado. Porém, às vezes um programa não funciona ou bloqueia o computador, por que o computador não possui memória RAM ou velocidade suficiente para suportar o programa. Às vezes também é possível que haja uma incompatibilidade do programa com hardware ou com o SO.

5.
Sintomas
O computador tem uma drive de disquetes mas o so não reconhece o drive.O drive a: não aparece dentro do so
Resposta
Verificar configurações do drive de disquetes no setup. Apesar do drive de disquetes estar fisicamente instalado, ele não estava configurado no setup e por isso era como se ele não existisse para a placa-mãe e consequentemente para o so.

6.
Sintomas
Às vezes o computador não liga e apresenta um bip longo seguido de três bips curtos. Às vezes ele funciona normalmente.
Resposta
Usar o pincel. Um mau contacto na ligação da placa de vídeo com a slot da placa-mãe estava a causar o problema.

7.
Sintomas
Às vezes o computador não liga e apresenta bips longos e espaçados. Quando liga às vezes bloqueia na execução de qualquer programa e ate mesmo antes da boot.

Informações Adicionais
Problema começou a acontecer depois que o computador foi transportado de uma casa para outra no porta-bagagem de um carro.

Resposta
O pincel. Havia um mau contacto dos pentes de memória com os conectores da placa-mae que estava causando o problema.


8.
Sintomas
O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa e às vezes bloqueia mesmo antes do boot.
Informações adicionais
O bloqueio ocorre com mais frequência depois que o computador está ligado por algum tempo.
Resposta
O Cooler. A ventoinha do cooler estava parada e não estava a refrigerar correctamente o processador. Quando o processador super aquece, podem ocorrer travamentos além de outros defeitos.

9.
Sintomas
Ao apertar o botão/desliga do caixa nada acontece
O computador não liga.
Nenhum LED do gabinete acende.

Resposta
Fonte de Alimentação. A Fonte de Alimentação estava queimada e como é ela que fornece energia para todos os componentes internos do computador, quando ela não funciona, nem mesmo um pequeno led da caixa pode acender.

10.

Sintomas
-Durante a utilização do computador, as imagens perdem a definição.
-Ás vezes aparecem barras verticais na tela e cores estranhas.
Resposta: Placa de Vídeo. A placa de vídeo está com problemas ocasionando distorções na geração de imagens. Ela não está totalmente defeituosa, por isso, apesar das distorções o usuário conseguia ver as telas dos programas.

11.
Sintomas
-O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa e às vezes bloqueia mesmo antes do boot.

Respostas: RAM. O defeito estava mesmo num dos pentes da memória RAM.

12.
Sintomas
O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa, durante a utilização de qualquer programa, mas sempre depois do boot.
Informações adicionais
Defeito começou a acontecer depois de uma queda repentina de energia enquanto o utilizador utilizava o computador.
Resposta: Reinstalar o SO. Quando houve a queda de energia durante a utilização do computador, alguns ficheiros importantes do SO foram danificador. Ao reinstalar o SO, novos arquivos foram gravados por cima dos velhos que estavam com defeito e o problema foi resolvido. Porém, algumas vezes é preciso apagar o SO antigo completamente e instalar um novo, salvando os dados de utilizador num outro local e formatando o HD.

13.
Sintomas
Apesar de não haver distorções nas imagens, elas aparecem dentro do Windows com uma definição muito pobre e poucas cores.

Informações adicionais
Ao entrar na configuração do Windows, não é possível configurar para um número maior de cores, nem para uma resolução maior de tela. Apenas aparece a opção de utilizar a resolução 640x480 com 16 cores (4 Bit).

Resposta: Reinstalação dos drivers da placa de Vídeo. O driver correcto para a placa de vídeo não estava instalado. Dessa forma, o SO utilizou um driver genérico que só tem as opções mais básicas de resolução de tela e de cor. Ao instalar o driver correcto, todas as opções de numero de cor e resolução de tela ficaram disponíveis.

14.
Sintomas
Ao tentar carregar o sistema operacional o computador apresenta a mensagem “disco sem sistema ou defeituoso”.
Informações adicionais
O computador estava a funcionar normalmente quando de repente parou de carregar o só e começou a aparecer a mensagem de erro.
Resposta: Reinstalar o sistema operativo algum arquivo do so necessário ao carregamento do sistema foi apagado ou danificado por mau uso ou ate mesmo vírus. Ao reinstalar o so foram gravados no hd novo arquivos necessários ao boot e o problema foi resolvido.

15.
Sintomas
O computador está muito lento, tanto para ler ou gravar arquivos quanto para executar programas, digitar textos, acesso a Internet, etc. Alguns arquivos do usuário desepareceram. Às vezes bloqueia
Informações Adicionais
Defeito apareceu depois que o usuário abriu um arquivo executável que um amigo lhe enviou por mail.
Resposta: Verificar e remover vírus, um vírus de computador pode causar sintomas estranhos, bloqueiar o computador, deixá-lo lento e apagar arquivos do usuário.

16.

Sintomas ao tentar ler ou gravar arquivos em disquetes o Windows exibe uma mensagem de erro de acesso ao disco
Informações adicionais
Já foram utilizados várias disquetes diferentes inclusive disquetes novas mas para todas ocorre o mesmo erro
Resposta
um drive de disquetes com defeito ou excesso de lixo na cabeça de leitura a causa problemas de escrita/leitura em disquetes.

0 comentários:

Enviar um comentário